Cebolinha
A cebolinha (Allium fistulosum), ou cebolinha-verde ou cebolinho como também é conhecida, é uma erva condimentar originada da Ásia, que se adapta bem ao clima Continental, Mediterrâneo, Subtropical, temperado e Tropical. Pertencente a família das Alliaceaes, é uma planta de consistência herbácea com bulbos brancos e alongados e suas folhas são verdes, compridas e cilíndricas, como tubos ocos, inflados desde a base que pode chegar até 50 cm de altura.
A cebolinha pode ser propagada por via sexuada ou assexuada. A propagação via sexuada (seminífera) é realizada em semeadura direta no local de cultivo ou através da produção de mudas. As mudas podem ser produzidas a partir de semeaduras em bandejas ou em sementeiras, com posterior transplante para campo, ocorrendo entre 30 a 40 dias após a semeadura, quando as plantas atingem entre 10 a 12 cm de tamanho. Na propagação vegetativa, o tamanho do perfilho para o plantio deve estar em torno de 5 a 10 cm e a prática de poda das raízes não afeta sua produtividade, podendo ser evitada, ganhando-se tempo no plantio.
No caso de propagação por sementes, o transplantio deve ser feito quando as mudas atingirem entre quatro e cinco folhas definitivas, geralmente após 30 a 40 dias depois da semeadura, e no espaçamento entre fileiras variando de 20 a 30 cm e entre plantas variando de 10 a 15 cm. O transplantio das mudas deve ser realizado nas horas mais frias do dia, de forma que a terra cubra apenas o torrão formado pelo substrato, evitando-se aterrar o colo da muda.
A recomendação de adubação, assim como nas demais culturas é baseada na análise de solo. Para solos de baixa fertilidade, em geral, recomenda-se 250 kg/ha de sulfato de amônia, 1500 kg/ha de superfosfato simples e 150 kg/ha de cloreto de potássio ou 2000 kg/ha do fertilizante mineral 4-14-8. Nesta recomendação, utilizar 30 kg/ha de Bórax e 30 kg/ha de Sulfato de Zinco. As principais cultivares são ‘Verde’, ‘Todo ano’,