cdjfn nnd v
980 palavras
4 páginas
fhA contabilidade existe desde o princípio da civilização humana e durante muito tempo foi chamada “a arte da escrituração mercantil”. O homem observou que era preciso controlar, administrar e preservar seus bens e que poderia, através de desse controle, obter lucros e foi através desta necessidade que surgiu a contabilidade.
Não é descabido afirmar-se que a contabilidade é tão antiga quanto a origem do Homo sapiens. Historiadores fazem remontar os primeiros sinais objetivos da existência contábil aproximadamente ha 4.000 anos AC. Entretanto, antes disto, o homem primitivo ao inventariar o no de instrumentos de caça e pesca disponíveis, ao contar seus rebanhos, ao contar de suas ânforas de bebidas, praticava uma forma rudimentar de Contabilidade.
1. Introdução
O presente artigo tem como finalidade expor a importância da contabilidade como ferramenta competitiva no mundo contemporâneo em que estamos inseridos e evidenciar o não reconhecimento da profissão contábil, mesmo esta sendo tão antiga. Como relata Iudícibus (1997, p.31) “A essencialidade e, por que não dizer, a extraordinária beleza desta nobre e antiga disciplina são por poucos reconhecidas, e estes poucos são normalmente, pessoas de grande experiência e descortino.”
Muitos usuários, tanto internos como externos, não têm explorado todo seu contingente de informações. Seja por desconhecimento das informações que se pode obter ou por mera subestimação da ciência. A segunda alternativa acaba se igualando à primeira, uma vez que o agente subestimador não conhece sua importância em uma economia de mercado, como essa que praticamente o mundo inteiro se encontra nesse século XXI.
Frente a esse cenário de competitividade acionária e o número cada vez maior de multinacionais, torna-se até ignorância não entender que a contabilidade é de extrema importância para o crescimento e o destaque em qualquer empreendimento.
Cabe, especialmente, aos profissionais da área mostrar que o contador não é um