CC Ciencia Politica
O livro trata do período dito renascentistas entre o século XIII e meados XVII um período grande de estudos dispostos em 87 paginas, que acredito ser muito pouco para demonstrar boa parte do que foi em todo seu apogeu esse movimento que em geral estudamos mais as matérias ligadas as Artes e Nicolau que apresenta um recorte dessa Arte de certa forma no contexto e impacto social. Uma visão histórica do período mostra como estava a o Ocidente europeu no fim da Baixa Idade Média, o crescimento econômico o surgimento das grandes cidades (burgos) e dos domínios do mar mediterrâneo, destacando que o século XV foi o século do comércio.
Outro fator importante seria os principais elementos que irá dar força ideológica para o surgimento do Capitalismo e o fim do Feudalismo na Europa. Os elementos que levaram o fim do feudalismo também impulsionaram para que o movimento renascentistas tivesse a amplitude que teve como por exemplo a Peste Negra, uma doença ligada a pouca higiene e falta de saneamento básico que ocasionou a morte de milhões de pessoas, afetaria demograficamente as cidades e regiões da Europa. Fazendo com que os Senhores feudais comprasse mais taxas dos camponeses que no processo de arrocho e eclodiram varias revoltas nesse período, por fim, o sistema assalariado e de arredamento fez com que se criasse o sistema do dinheiro, dando inicio assim ao capitalismo.
Nesse processo quem saiu fortaleceu foi a Monarquia que teve como problema para organizar um Estado com força e único, onde antes só a havia o poder pulverizado dos feudos. Foi então criado um corpo burocrático para a nova ordem política social e econômica , a partir é claro dos escalões da burguesia, tendo como referencia as casas financeiras e os grandes traficantes, essas casas comercias possuíam a burocracia necessária e já habitavam dimensões nacionais e internacionais.
Com a nova ordem social as relações individuais de empregados e empresários se