Cbr projeto
Dionatan Borges Magnus (1); Douglas Marques da Silva (1); Jakson Fábio Bitencourt Araujo (2)
(1) Estudante de Engenharia Civil, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
(2) Professor,Curso de Engenharia Civil - UNESC
Av. Universitária, 1105 - CEP 88806-000
Resumo
Assim como na pavimentação a drenagem é um ponto crucial para a durabilidade e funcionabilidade da obra, na construção civil a impermeabilização é este ponto crucial, que se não executada, ou se executada incorretamente pode acarretar vários problemas na edificação. Sendo que, os compartimentos que mais sofrem com este mal, são os banheiros e áreas de serviço. Uma obra mal projetada também pode acarretar vários problemas com relação falta de ventilação em áreas molhadas gerando problemas com umidade, problemas estes que também só poderão ser resolvidos com uma impermeabilização adequada, que mesmo assim não resolverá o problema totalmente, apenas o amenizará.
Palavras-Chave: umidade, impermeabilização, construção.
1. Introdução
Desde o início da civilização o homem vem adquirindo conhecimentos sobre a construção de edifícios, visando atender suas necessidades e desejos. Em muitos casos estas edificações apresentam problemas em termos de durabilidade, conforto, segurança e saúde dos ocupantes, sendo necessária a procura de soluções para a melhoria das construções.
De acordo com Ripper et al apud Silva, Pimentel e Barbosa (2003), a patologia na construção civil pode ser entendida como o baixo, ou fim, do desempenho da estrutura em si, no que diz respeito à estabilidade, estética, servicibilidade e, principalmente, durabilidade da mesma com relação às condições a que está submetida.
De acordo com Picchi apud Pavan e Dal Pont (2007), a patologia das edificações estuda as falhas que ocorrem nos diversos componentes ou sistemas da edificação, caracterizando as formas de manifestação e tentando identificar as