Caxumba
Análises Clinicas – Turma 07
Módulo I
Caxumba
Nome: Rafael Coelho Martins
Lavras, 22/10/1014
Profº Melissa Cavalheiro Tourino
NMP ( Noções de microbiologia e parasitologia )
Índice
Introdução
Desenvolvimento
Agente etiológico
Sintomas Clínicos
Transmissão
Prevenção
Tratamento
Diagnóstico
Conclusão
Bibliografia
Introdução
Este trabalho foi concebido para que ficássemos todos a compreender fatos sobre a Caxumba. Neste trabalho fala-se sobre diversos temas, como a causa, sintomas, tratamento, diagnóstico e prevenções (vacinas).
O homem em seu habitat está sujeito a contrair diversos tipos de doenças causadas por vírus, bactérias, fungos e outros agentes que encontram no corpo humano condição ideal param se desenvolver, a Caxumba.
Desenvolvimento
Agente etiológico
A Parotidite infecciosa, popularmente conhecida como caxumba, é uma doença de transmissão respiratória, causada pelo vírus da parotidite infecciosa.
Sintomas Clinicos
A caxumba, também chamada de papeira ou parotidite, tem um período de incubação de duas ou três semanas. Seus primeiros sintomas são febre, calafrios, dores de cabeça, musculares e ao mastigar ou engolir, além de fraqueza. Uma das principais características da doença é o aumento das glândulas salivares próximas aos ouvidos, que fazem o rosto inchar. Nos casos graves, a caxumba pode causar surdez, meningite e, raramente, levar à morte. Após a puberdade, pode causar inflamação e inchaço doloroso dos testículos (orquite) nos homens ou dos ovários (ooforite) nas mulheres e levar à esterilidade. Por isso, é necessário redobrar a atenção nestes casos e ter acompanhamento médico.
Inchaço doloroso das parótidas (90% dos casos em ambas),
Febre,
Dor de cabeça,
Garganta inflamada,
Perda do apetite,
Náusea,
Vômito,
Dores nos testículos em 30% dos casos após a puberdade,
Dor nos ovários em 5% dos casos.
O inchaço característico da