Cavaquinho
O conto Cavaquinho foi escrita por Miguel Torga em uma série de contos chamada Contos da Montanha publicada em 1941 e continha 23 contos.
Resumo
Personagens: Ronda(pai), pobre e esforçado para dar o melhor ao filho. Mãe: pobre, amiga e boa. Filho: triste e com esperanças. Antônio(tio): informante da notícia ruim.
Tempo: Cronológico.
Espaço: Pobreza e ocorre em uma casa que é caracterizada por ser pequena, ter fresta por onde entram ventos, telha vã, térrea ou seja um casebre.
Verossimilhança externa por retratar fatos existentes não só antigamente mas como atualmente também.
A história se passa em uma época de natal no dia 23, quando o pai ao ver seu filho triste, mas com um amor vivo dentro de si, tenta renovar suas forças para conseguir dar um presente de natal a ele, que tinha prometido, “o cavaquinho”. A obra mostra o amor familiar existente entre os três personagens, pai, mãe e filho. A parte central da obra é a oração a qual cada um pede uma coisa entre elas não morrer, alimento, e para livrar-los das tentações do demônio entre outras. Após a oração foram dormir mas com a incerteza se iam acordar. Quando o filho acordou o pai já tinha partido. A noite veio caindo e ele descobriu que seu pai tinha partido com Antônio seu tio mas estavam demorando. Sua mãe o mandou dormir, quando se deitou na cama ouviu passos na madeira de sua casa e sua mãe foi abrir a porta, veio Antônio sozinho e ainda mais entristecido por dar a noticia de que seu pai estava morto, em um sitio ao levar uma facada ao tentar pegar o cavaquinho.
Marcus, André e Vinicius