CAVAQUINHO
“Se puder aprenda-me a tocar.
Talvez possamos viver o amor com carácter de urgência, ou simplesmente ser bons amigos.”
(José Lúcio Ribeiro de Almeida, Cavaquinho Sem Mestre)
ÍNDICE
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 4
A HISTÓRIA 4
A TÉCNICA E AS AFINAÇÕES 6
GRUPOS DE CAVAQUINHOS, CONSTRUTORES, MÚSICOS E LOCAIS DE ENSINO 7
CONCLUSÃO 10
BIBLIOGRAFIA 11
INTRODUÇÃO
A primeira vez que vi uma bolsa com um cavaquinho pensei que era uma guitarra minúscula; a primeira vez que vi um cavaquinho percebi que era mais simples do que uma guitarra porque tinha só 4 cordas; a primeira vez que ouvi o som do cavaquinho entendi que era muito diferente da guitarra.
No CAIC, os alunos começam a aprender a tocar cavaquinho nas aulas de educação musical do 6.º ano (mas podia ser logo no 5.º ano), os alunos mais velhos podem continuar a tocar cavaquinho no grupo dos cavaquinhos do CAIC (Ilustração 1) e os pais, avós e outras pessoas podem aprender a tocar cavaquinho no grupo dos Cavaquinácios do CAIC.
Não sei quem é que teve esta ideia de ensinar a tocar cavaquinho no CAIC, mas é uma boa ideia; não sei se há muitas escolas a ensinar a tocar cavaquinho, mas se não há só ficam a perder.
Neste trabalho, que tem como objetivos conhecer a história do cavaquinho em Portugal e no mundo e servir de avaliação à disciplina de educação musical, vou falar do cavaquinho em Portugal e no mundo, da técnica do cavaquinho, dos grupos de cavaquinhos, dos construtores, dos músicos e dos locais de ensino.
Ilustração 1 – Grupo dos cavaquinhos do CAIC (Fonte: http://www.cavaquinhos.pt)
DESENVOLVIMENTO
A HISTÓRIA
O cavaquinho nasceu no Minho (na zona de Braga e Guimarães) e é do noroeste de Portugal que este instrumento tradicional viaja para todo o mundo (Ilustração 2). No início do século XX era rara a casa rural do concelho