Causas da II Guerra Mundial (1930-1939)
Para entendermos a II Guerra Mundial é necessário voltarmos um pouco no tempo. Com o fim da I Guerra Mundial, a Alemanha foi obrigada a pagar pesadas indenizações às nações vencedoras desse conflito, principalmente para França e Inglaterra, através do Tratado de Versalhes de 1919. Além disso, parte de seu território foi dividido, sendo que alguns eram fontes de matérias-primas importantes para a indústria alemã.
As reparações de guerra, nome dado às obrigações impostas à Alemanha, geraram inúmeras dificuldades à nação alemã durante a década de 1920 e 1930. Inflação alta e desemprego foram os principais problemas enfrentados pelos alemães no período. Nessa situação de penúria e miséria, os conflitos políticos se intensificaram. Diversas vezes ocorreram pelas ruas de cidades alemãs brigas entre grupos de comunistas e nazistas. Essas brigas de rua representavam também as disputas pelo poder político. Em 1933, os nazistas venceram as eleições parlamentares, tornando o partido nazista o principal do Reichstag, o parlamento alemão. Nesse mesmo ano, Adolf Hitler foi nomeado chanceler da Alemanha. A partir daí o líder nazista pôde colocar em práticas suas propostas políticas.
Uma delas era a conquista do “espaço vital”, que para Hitler era a dimensão necessária que deveria ter o território alemão. Parte do espaço vital tinha sido retirada da Alemanha através do Tratado de Versalhes. Para reconquistar esses territórios, Hitler deveria ocupá-los através de ações militares, no Centro e Leste europeu, além da França. Porém, para a conquista do espaço vital, Hitler tinha que reorganizar o exército alemão, o que havia sido proibido pelo Tratado de Versalhes. Com essas ações o chanceler passou a romper o tratado, que ele considerava uma humilhação aos alemães. A ruptura do tratado era também