Cauculo renal
Orientadora:.............................
Enfermagem
Trabalho apresentado pelo aluno Aluisio Ximenes do 3° ano do ensino médio para a conclusão de estágio da disciplina de urgência emergência.
Santa Quitéria
Ceará
21/08/2012 Introdução
O presente trabalho trata-se de um estudo clínico de um paciente acometido da patologia Litíase, tendo sido realizado no hospital municipal de Santa Quitéria no período de 14/08/12
O termo Litíase é usado para descrever pedra nos rins, devido à calcificação de sais expelidos pelo organismo. O cálculo renal, ou pedra nos rins, é uma massa dura formada por cristais que se separam da urina e se unem para formar pedras. Sob condições normais, a urina contém substâncias que previnem a formação dos cristais. Entretanto, esses inibidores podem se tornar ineficientes causando a formação dos cálculos.
O que é cálculo renal?
A litíase, nefrolitíase, cálculo urinário ou pedra no rim, como são comumente conhecidos os cálculos renais, na verdade são uma desordem causada por uma estrutura cristalina que se forma nas vária partes do trato urinário. São depósitos organizados de sais minerais nos rins ou em qualquer parte do aparelho urinário. Estas pedras começam bem pequenas e vão crescendo.
O desenvolvimento, o formato e a velocidade de crescimento destas estruturas dependem da concentração das diferentes substâncias químicas presentes na urina. Acredita-se que o crescimento dos cálculos renais pode ser acelerado por substâncias denominadas promotoras e retardado por substâncias ditas inibidoras. Cálculos renais constituídos por cálcio são os mais comuns. Alguns outros minerais normalmente encontrados são: estruvita, oxalato, ácido úrico. Comumente as pedras podem ser formadas por uma mistura destes elementos. Quando houver um excesso destes minerais no organismo, há uma tendência para que eles se depositem na urina. Em geral, o acúmulo de minerais que acabam se cristalizando ocorre