caua
Brasileiros
Gastronomia
Prof. ª Patrícia Golino
Beatriz Lourena
Cahuan Lacerda
Djacir Sousa
Josiane Santos
Pollyanna Queiroz
Simone Pereira
Índice
Introdução 3
Queijos Minas Frescal Minas Curado Coalho 4
Prato Queijo-do-Reino 5
Colonial
Serro 6
Bergkäse Mineiro Serra da Canastra
Pirâmide do Bosque
Azul do Bosque 7
Catupiry 8
Conclusão 9
Bibliografia 10
Introdução
Objetivo principal do trabalho é fazer com que nos familiarizemos com as características e histórias dos queijos, sendo nosso grupo responsável pelos brasileiros. Um objetivo oculto é nos mostrar queijos brasileiros que possam adentrar na alta gastronomia nos próximos anos, junto com ascensão desse mercado gastronômico que ainda é subestimado.
Desenvolvemos o trabalho por etapas, sendo a primeira uma lista de queijos genuinamente brasileiros e a última a montagem da tábua de queijos para degustação. Não poupamos esforços em encontrar queijos menos conhecidos, mas devido ao tamanho continental de nosso país, não conseguimos todos, trazendo os mais conhecidos e comuns.
Queijos Brasileiros
Minas Frescal
É um dos queijos mais populares do Brasil. O queijo Minas Frescal tem alto teor de umidade, massa branca, consistência mole, textura fechada com algumas olhaduras irregulares, sabor suave a levemente ácido. É obtido da simples coagulação do leite com ácido láctico ou fermento. Sua produção é disseminada e por isso tem considerável variação no padrão. Tradicionalmente é comercializado em formas de meio kilo ou em formas de 3 kilos, que são vendidas fracionadas. É um queijo fresco, sem nenhuma maturação e apresenta uma validade curta (até 20 dias). É também conhecido como queijo branco, queijo Minas ou frescal. Hoje formas mais modernas de produção preparam o minas frescal através da