Catástrofes ambientais
ACADEMICO: EDILSON LUIS FERNANDES
PROFESSORA: DRª NAIR GLORIA
CATÁSTROFES AMBIENTAIS
30/06/12 ITÁLIA/TERREMOTO Mais de 50 réplicas foram sentidas durante a noite na região italiana da Emilia Romagna, no norte do país, um dia após o terremoto que matou pelo menos 16 pessoas e feriram outras 350.
• Os terremotos ou abalos sísmicos não podem ser controlados pelo homem, apenas previsto. A verdade é que se não houver adaptação das construções como: casas, prédios, redes de energia, saneamentos, hospitais e etc. As percas serão maiores. Exemplo de adaptação é o Japão. 22/05/2012 - FRANÇA/CHUVA Temporal no leste da França deixa um morto e graves danos materiais. Inundações provocadas por um forte temporal ocorrido em Nancy, no leste da França, causaram a morte de uma pessoa idosa e deixaram centenas de pessoas desabrigadas e feridas.
• Como citado anteriormente, o temporal também é um fenômeno que não pode ser controlado. Catástrofe como essa que ocorreu na França, deixa milhares de pessoas desabrigadas, sem alimentos, aumentando o índice de doenças infecto contagiosas, pois os esgotos entram em contato com os rios, poluindo a água potável. Além é claro de outras doenças trazidas pelos lixos.
11/04/2012 - INDONÉSIA Um forte tremor de terra foi sentido ao largo da ilha de Sumatra, desencadeando um alerta ao tsunami em países do Oceano Índico como Índia, Tailândia, Sri Lanka e Cingapura, além da própria Indonésia. O tremor ocorreu a 33 km de profundidade, a cerca de 430 km a sudoeste de Aceh, capital da província de Aceh. Horas depois, o alerta foi suspenso.
• Segundo o próprio site, não houveram mortes, sobretudo foram causados danos materiais.
09/03/2012 - JAPÃO As pequenas cidades do nordeste do Japão, destruídas há um ano pelo tsunami, vão precisar de vários anos para se reconstruir, declarou um comunicado da Cruz Vermelha. Os refugiados alojados em residências temporárias