Catálogo Reator
“Reator é um tanque que pode ser aberto para realizar misturas ou fechado para suportar reação e pressão gerada durante o processo de fabricação de um determinado produto”.
Reatores Descontínuos - Os reagentes são adicionados no início da operação, e a operação só termina quando atingem seu grau de conversão. Sua operação tem regime transiente e a composição química da carga varia durante a reação.
• Reatores em Batelada - É um tipo de reator tanque com agitação mecânica. Um reator batelada não admite entrada nem saída de reagentes ou produtos durante o processamento da reação. Após algum tempo, os produtos obtidos também são descarregados de uma só vez. Nesse tipo de reator, as variáveis como temperatura e concentração não variam com a posição dentro do reator, mas variam com o tempo. Reatores Contínuos - Reatores contínuos são os que operam o tempo todo com entrada de alimentação e saída de produto. Nos reatores contínuos os reagentes são adicionados ao longo da operação, os produtos retirados continuamente, composição constante em mesmo ponto (exceto partida e término).
• Reator Mistura (CSTR) - É um tanque agitado com escoamento contínuo e sem acúmulo de reagentes ou produtos e é operado com composição uniforme dentro do reator, composição de saída é igual à composição do interior do reator e a taxa da reação é a mesma em todo o reator, inclusive na saída.
• Reator Tubular (PRF - Plug Flow Reactor) - Ele consiste em um tubo cilíndrico e é usualmente operado em regime estacionário, o escoamento é altamente turbulento e o campo de fluxo pode ser modelado como fluxo uniforme. No reator tubular, os reagentes são continuamente consumidos à medida que avançam no reator ao longo do seu comprimento. São utilizados principalmente em reações em fase gasosa.
• Reator de Leito Recheado – PBR (Packet Bed Reactor) - Reator de leito fixo também é conhecido como reator de leito recheado, e consiste em