catolismo
CATOLICISMO ROMANO
Para se ter uma noção do catolicismo é preciso analisar toda a sua trajetória através dos anos.
O Catolicismo Romano é uma das três maiores religiões do mundo, juntamente com os Protestantes e Ortodoxos. Mas a nossa análise é Bíblica, e não politico-social.
HISTÓRICO
COMO TUDO COMEÇOU?
A igreja católica, que conhecemos hoje, é o resultado de alterações feitas a partir da igreja primitiva.
O QUE DIZ O DICIONÁRIO?
Segundo o dicionário Aurélio, “... o catolicismo romano é a religião que reconhece o Papa como autoridade máxima, que se expande por meio de sacramentos, que venera a virgem Maria e os santos, que aceita os dogmas como verdades incontestáveis e fundamentais e que tem como ato litúrgico mais importante a missa”.
O que há em comum com a igreja primitiva? Nada!
Durante os primeiros séculos cristãos ocorreram muitas perseguições, isto cooperou para que a igreja se mantivesse fiel as Escrituras. Este período é chamado de era patrística, ou era dos pais da igreja. Halley fala de Policarpo (69-156 d.C.), discípulo de apóstolo João que foi queimado vivo por se recusar a amaldiçoar a Cristo.
Policarpo falou: “oitenta e seis anos faz que sirvo a Cristo e Ele só me tem feito
Page2 Of 40
bem, como podia eu, agora, amaldiçoá-lo, sendo Ele meu Senhor e Salvador?”.
A corrupção no cristianismo começou já em meados do século III, onde houve o primeiro rompimento sério dos cristãos, por causa da introdução dos batismos de crianças. O rompimento foi chamado de “desfraternização”. No século IV, Constantino ascendeu ao posto de Imperador. Este apoiou o cristianismo e fez o mesmo religião oficial do Império Romano. Assim sendo, muitos ímpios se tornaram cristãos por motivos políticos e escusos. Constantino convocou em 325 d.C. o Concílio de Nicéia onde surgiu o catolicismo romano influenciado por