cateterismo
DEFINIÇÃO
Cateterismo nasogástrico ou sondagem nasogástrica é o processo de introdução de uma sonda ou catéter através do orifício nasal até a cavidade gástrica. Seus objetivos são:
Remoção de conteúdo gástrico;
Coleta de conteúdo gástrico para análise;
Alívio das distensões abdominais;
Introdução de alimentos e/ou medicamentos no estômago;
Tratar uma obstrução ou um sangramento.
OBS: Para drenagem do conteúdo gástrico a sonda deverá permanecer aberta.
Para alimentação ou medicação a sonda deverá permanecer fechada, sendo aberta somente quando necessário.
TIPOS DE CATÉTERES
Os principais utilizados atualmente são:
Sonda de Levin- possui um único lúmen, manufaturado com plástico ou borracha, com aberturas localizadas próxima à ponta; as marcas circulares contidas em pontos específicos da sonda servem como guia para sua inserção. É utilizada para descompressão, aspiração, irrigação (lavagem) e nutrição enteral.
Sonda gástrica simples de Salem- É uma sonda nasogástrica radiopaca de plástico claro, dotada de dois lumens, usada para descomprimir o estômago e mantê-lo vazio. Utilizada para descompressão, aspiração e irrigação (lavagem).
Sonda de Dobhoff- Sonda utilizada com freqüência para nutrição enteral, sendo que como característica possui uma ponta pesada e flexível. É utilizada para administração de alimentos e medicamentos.
Sonda de Miller-Abbott - é de dois lumens, sendo um para introdução de ar no balão do final da sonda e a outra para aspiração. Utilizada para descompressão, aspiração e irrigação (lavagem).
Sonda de Sengstaken-Blakemore - é uma sonda utilizada especificamente para o tratamento de sangramentos de varizes esofageanas, possuindo três lumens com dois balões, sendo um lúmen para insuflar o balão gástrico e outro para o balão esofageano.
PROCEDIMENTO PARA EXECUTAR A TÉCNICA DE CATETERISMO NASOGÁSTRICO
1. Verificar a indicação do cateterismo;
2. Orientar o paciente sobre