Cateterismo vesical
1. Conceito
A Sondagem Vesical consiste na introdução de um cateter (sonda) na bexiga através da uretra, com a finalidade de drenar a urina. A sonda proporciona um fluxo de urina contínuo nos clientes incapazes de controlar a micção ou naqueles com obstruções. É utilizado para avaliar o débito urinário horário em clientes com instabilidade hemodinâmica.
2. Indicações Sondagem Vesical
- Retenção urinária obstrutiva ou funcional (bexiga neurogênica). -Certas condições gênicas de incontinência urinária. -Períoperatório. -Doenças da uretra, bexiga e da prótrata. -Lesões extensa de pelve e períneo. -Traumas. -Avaliação continua da diurese em clientes gravemente enfermos.
3.Procedimento
-Orientar o paciente quanto ao procedimento se estiver lúcido. -Lave bem as mãos. -Organizar a unidade do paciente. -Manter a privacidade . -Calçar as luvas de procedimento. -Posicionar o paciente em decúbito dorsal (homem) e posição ginecológica (mulher). -Abrir o pacote de sondagem sobre a mesa auxiliar. -Abrir o material sobre o campo (de forma estéril). -Colocar antisséptico na cuba redonda. -Colocar 10 ml de lidocaína gel na seringa (homem) e na gaze (mulher). -Realizar antissepsia do períneo. -Colocar o campo fenestrado. -Testar balonete. -Conectar bolsa coletora. -Visualizar o meato uretral e introduzir a sonda lenta e delicadamente. -Inflar o balonete com 10 a 20 ml de água destilada. -Tracionar a sonda para posicionar e testar segurança. -Retirar o campo estéril. -Fixar a sonda. -Manter a unidade em ordem. -Dercartar material usado. -Lavar as mãos. -Registrar procedimento no prontuário do paciente.
4.Observações Finais
-Respeitar a privacidade do cliente. -Verificar sinais de lesão uretral antes de realizar o procedimento. -Lavar as mãos antes e após manipular a sonda e o