Catequese
7ª Semana Comum (Cor Verde)
A criança é sinal da simplicidade, da despretensão do poder e dedistinções sociais. Ela é imagem de quem está vazio de si e, emsua existência, só há lugar para Deus. São os pobres de Jesus.Por isso, ela é modelo de vida para o cristão e, com razão, nosdiz Jesus: “Deixai vir a mim as criancinhas... quem não receber oReino de Deus como uma criança, não entrará nele”. Deus nos fala
O ser humano é imagem e semelhança divinas, e a sabedoriadivina revela-se através dele. Essa sabedoria nos atrai comsuavidade, como a de uma criança, de que nos fala Jesus. É asimplicidade da presença do Reino. Devemos, pois, descobri-loentre nós.
Primeira Leitura (Eclo 17,1-13)
Leitura do Livro do Eclesiástico.
1Da terra Deus criou o homem, e o formou à sua imagem.2E à terra o faz voltar novamente, embora o tenharevestido de poder, semelhante ao seu. 3Concedeu-lhedias contados e tempo determinado, deu-lhe autoridadesobre tudo o que está sobre a terra. 4Em todo ser vivoinfundiu o temor do homem, fazendo-o dominar sobre asferas e os pássaros.
5Deu aos homens discernimento, língua, olhos, ouvidos, eum coração para pensar; encheu-os de inteligência e desabedoria. 6Deu-lhes ainda a ciência do espírito, encheuo seu coração de bom senso e mostrou-lhes o bem e omal. 7Infundiu o seu temor em seus corações,mostrando-lhes as grandezas de suas obras. 8Concedeu-lhes que se gloriassem de suas maravilhas, louvassem oseu Nome Santo e proclamassem as grandezas de suasobras.
9Concedeu-lhes ainda a instrução e entregou-lhes porherança a lei da vida. 10Firmou com eles uma aliançaeterna e mostrou-lhes sua justiça e seus julgamentos.11Seus olhos viram as grandezas da sua glória e seusouvidos ouviram a glória da sua voz. Ele lhes disse:“Tomai cuidado com tudo o que é injusto!” 12E a cada umdeu mandamentos em relação a seu próximo. 13Oscaminhos dos homens estão sempre diante do Senhor enão podem ficar ocultos a seus olhos.
— Palavra do Senhor.
— Graças a