Catequese
Obra de canibalismo em que matava e comia a carne humana
Chegada de José de Anchieta na ilha de Vera Cruz (Brasil)
1. José de Anchieta
Apóstolo
2. São José de Anchieta foi um padre jesuíta espanhol e um dos fundadores da cidade brasileira de São Paulo. Foi beatificado em 1980 pelo papa João Paulo II e canonizado em 2014 pelo papa Francisco.Wikipédia
3.
4. Nascimento: 19 de março de 1534, San Cristóbal de La Laguna, Espanha
5. Falecimento: 9 de junho de 1597, Anchieta, Espírito Santo
6. Nacionalidade: Brasileiro
7. Educação: Universidade de Coimbra
8. Filiação: Juan Anxieta y Zelaiaran, Mencia Díaz de Clavijo y Llarena
O poeta (Lindolf Bell) dedicou-se à sua catequese poética pelo país e exterior, incentivando a poesia declamada em praça pública.
Como disse Paulo Leminski, “Nunca tinha visto ninguém dizer poemas tão bem, com tanta intensidade, tanta garra, tanto domínio de voz, do gesto e do sentido. A Catequese de Bell, a vanguarda da palavra dita, é um tempo forte dessa efervescência”.
O auto de São Lourenço foi uma das peças de cunho religioso escritas pelo padre jesuíta José de Anchieta para ajudar em seu trabalho de catequese dos índios brasileiros. Foi escrito principalmente em tupi e espanhol.
É dividido em cinco atos. O primeiro mostra o martírio de São Lourenço que, no segundo, junto com São Sebastião e o Anjo da Guarda, impede que Guaixará, o rei dos diabos, destrua junto com seus servos uma aldeia indígena com o vício e o pecado.
No terceiro ato, Aimbirê e Saraiva, os servos de Guaixará, torturam os responsáveis pela morte de São Lourenço, Décio e Valeriano. No quarto ato, o temor e o amor de Deus se manifestam aos índios, dizendo-lhes que devem amar a Deus por tudo o que ele fez e sacrificou por eles.
O auto termina no quinto ato, com um jogral de doze crianças na procissão de São Lourenço.
A Santa Inês
José de Anchieta
I
Cordeirinha linda, como folga