2 Anatomia Humana
2.2.6. ESTRUTURA DOS OSSOS LONGOS
Figura 15. Estrutura de um osso longo.
Fonte: www.afh.bio.br/sustenta/sustenta1.asp
A disposição do tecido ósseo compacto (duro e externo) e esponjoso (interno e menos rígido) em um osso longo é responsável por sua resistência. Os ossos longos contêm locais de crescimento e remodelação, e estruturas associadas às articulações. As partes de um osso longo são as seguintes:
•
Diáfise: é a haste longa do osso. Ela é constituída principalmente de tecido ósseo compacto, proporcionando, considerável resistência ao osso longo.
•
Epífise: as extremidades alargadas de um osso longo. A epífise de um osso se articula, ou une, a um segundo osso, em uma articulação. Cada epífise consiste de uma fina camada de osso compacto que reveste o osso esponjoso e é recoberta por cartilagem.
•
Metáfise: parte dilatada da diáfise mais próxima da epífise.
90
Anatomia Humana
2.2.7. CONFIGURAÇÃO INTERNA DOS OSSOS
Figura 16. Estrutura interna do osso.
Fonte: curlygirl.naturlink.pt/tecidosa.htm
As diferenças entre os dois tipos de osso, compacto e esponjoso ou reticular, dependem da quantidade relativa de substâncias sólidas e da quantidade e tamanho dos espaços que eles contêm. Todos os ossos têm uma fina lâmina superficial de osso compacto em torno de uma massa central de osso esponjoso, exceto onde o último é substituído por uma cavidade medular.
O osso compacto do corpo, ou diáfise, que envolve a cavidade medular é a substância cortical. A arquitetura do osso esponjoso e compacto varia de acordo com a função. O osso compacto fornece força para sustentar o peso.
Nos ossos longos planejados para rigidez e inserção de músculos e ligamentos, a quantidade de osso compacto é máxima, próximo do meio do corpo onde ele está sujeito a curvarse. Os ossos possuem alguma elasticidade (flexibilidade) e grande rigidez.
2.2.8. PERIÓSTEO E ENDÓSTEO:
O Periósteo é uma membrana de tecido conjuntivo denso, muito fibroso, que reveste a
superfície