O caso dos exploradores de cavernas
Jus naturalismo - corrente doutrinaria cujo direito positivo não pode ser aplicado pois não vivem em sociedade.
Direito positivo – direito escrito, sistema de regras e princípios que ordenam o mundo jurídico.
Evidencia a dificuldade gerada na aplicação do direito frente um caso complexo O caso dos exploradores de cavernas
Caso fictício de cinco homens membros de uma sociedade espeleológica ingressou em uma caverna em stowfield. Que vem a desmoronar quando estes já se encontram longe da entrada.
É enviada uma equipe de socorro. Esta é surpreendida quando perdem 10 homens em um problema.
Enquanto isso os exploradores esgotam o estoque de comida que dispunham.
É descoberto um radio transmissor com o grupo.
Em contato com o resgate eles conversam e chegam a conclusão que não sobreviveriam até o fim do resgate.
O medico da expedição é questionado por wheltmore, um dos exploradores, se eles poderiam sobreviver se comessem carne humana, recebendo resposta positiva wheltmore sugere então aos companheiros, e todos concordam, em sortear um lance de dados a vitima que serviria de alimentar aos demais.
Pouco antes de realizar o sorteio o próprio wheltmore quis adiar para uma semana, mas os colegas alegaram quebra de acordo. Wheltmore, que teve em seu lugar um dos companheiros lançando o dado não teve sorte e acabou sendo o sorteado apara alimentar seus companheiros.
Sete dias depois os amigos são resgatados.
Tribunal
Foram então os quatro exploradores a julgamento no tribunal do júri, no qual foram culpados de homicídio doloso e condenados a forca.
Como a única exceção existente competia ao chefe do poder executivo, no principio da clemencia, que consistia na comutação da pena, dissolvido no tribunal do júri os seus integrantes peticionaram junto do chefe daquele poder, pedindo que a pena( a forca)