Catalisadores
Há milhões de carros nas ruas do mundo - e cada um deles polui o ar. Especialmente nas grandes cidades, a quantidade de poluição que todos os carros produzem juntos pode criar grandes problemas.
Na Europa, nos EUA e no Brasil foram criadas normas para limitar a quantidade de poluição que os carros podem produzir. Para se adequar a estas leis, os fabricantes de automóveis promoveram várias melhorias nos motores e nos sistemas de alimentação. Para ajudar a reduzir ainda mais os poluentes, elas desenvolveram um dispositivo interessante, chamadocatalisador, que trata os gases de escapamento antes que eles saiam do automóvel, removendo bastante poluição.
Catalisador: o que é e para que serve
Formado por uma carcaça metálica e um corpo cerâmico revestido de materiais nobres, a peça tem preço elevado. Entenda por que isso ocorre.
O catalisador é um dispositivo que compõe o sistema de exaustão dos veículos modernos, cuja função é transformar através de reação química, os gases nocivos em não nocivos. Construção
• É formado por uma carcaça metálica
• Suporte Cerâmico: Substrato cerâmico poroso revestido de Óxido de Alumínio e com metais catalíticos ativos (Platina, paládio, cério e ródio).
• Cério: Possui a propriedade de armazenar o excesso de O² (oxigênio) produzido pela combustão de mistura pobre e liberá-lo quando a combustão encontra-se rica.
• Manta Expansiva: Função: Vedação, isolante térmico, fixação e proteção mecânica (vibrações e pancadas).
Característica
O catalisador usado atualmente é o de três vias e possui a característica denominada de ‘capacidade de armazenamento de oxigênio’ que é utilizada para a conversão do HC (Hidrocarboneto) em CO² (gás carbônico) e H²O (água)
O catalisador não modifica o valor lambda da mistura admitida
Funcionamento
Na reação química dos gases poluentes de entrada no catalisador tais como: