Castelão - Sustentabilidade
Castelão
Conforto Ambiental I
Unifor
APRESENTAÇÃO
O Primeiro estádio a ficar pronto para a Copa do Mundo 2014, o mais econômico dos últimos quatro mundiais e o primeiro da
América do Sul a receber o certificado ambiental Leed, o Castelão se destaca como um monumento arquitetônico de padrões internacionais, onde o velho e o novo convivem harmoniosamente.
INTRODUÇÃO
Durante a obra, a Arena adotou medidas e equipamentos que promoveram redução de impactos ambientais, como o reaproveitamento das estruturas já existentes; utilização de usina de reciclagem para reutilização do concreto; implantação de um lava-rodas de caminhões, evitando sujeira no entorno da construção e desgaste do solo; separação da parte metálica da cobertura e da estrutura de aço, resultado das demolições, e envio para reciclagem.
SÍTIOS SUSTENTÁVEIS
5% do total de vagas do empreendimento demarcadas como vagas preferenciais para prática da carona solidária que diminui emissão de poluentes, estimulando pessoas que fariam o mesmo trajeto separadamente a usar um único veículo.
5% do total de vagas do empreendimento demarcadas como vagas preferenciais para veículos de baixa emissão de poluentes. (gnv, etanol, elétrico).
Instalação de bicicletário para os funcionários do Estádio e da
Secretaria de Esportes para estimular o uso de transportes não poluentes. SÍTIOS SUSTENTÁVEIS
A cobertura contempla 100% dos espectadores, proporcionando conforto térmico e ventilação adequados, além de alta qualidade acústica. Com isso, a vibração da torcida se tornou um componente substancial do espetáculo.
Além disso, materiais do antigo Castelão em bom estado de conservação como cadeiras, placares eletrônicos, gramado, cobertura dos bancos de reserva, entre outros, foram doados para estádios menores. CONSUMO EFICIENTE DE ÁGUA
A redução do consumo de água potável pelo complexo foi de 67,61%,