Gestão de qualidade e sustentabilidade ambiental da obra
Campus Flamboyant
Gestão de qualidade e sustentabilidade ambiental da obra
Goiânia – Go
Maio/2014
Gestão de qualidade e sustentabilidade ambiental da obra
Goiânia - GO
Maio/2014
Sumário
Resumo 3
1. Introdução 3
2. Desenvolvimento 3
2.1. Planejamento 3
2.2. Melhorias na Gestão da Documentação 3
2.3. Melhoria nas Práticas de Comunicação Interna 3
2.4. Melhoria na Padronização e Produtividade 3
2.5. Sustentabilidade 3
2.6. Edifícios Verdes 3
2.7. Projetos 3
3. Sustentabilidade no Canteiro de Obras 3
4. Gestão Ambiental de Resíduos da Construção Civil 3
5. Gestão de resíduos no canteiro de obras – o caso da Arena Castelão 3
Referencias Bibliográficas 3
Resumo
É sabido que as atividades da construção civil são responsáveis por grandes impactos negativos no meio ambiente, devido ao consumo representativo de recursos naturais, à geração de resíduos e às modificações físicas causadas no terreno e seu entorno. Por isso, para a sustentabilidade de uma edificação, é necessário implantar medidas nos canteiros de obras para a redução dos impactos e do desperdício de materiais.
Muitas vezes negligenciado pelas construtoras, o canteiro de obras é fundamental para a eficiência técnica e financeira de uma edificação em construção. Embora as vantagens do planejamento adequado do canteiro sejam mais visíveis no caso de obras de maior complexidade, seus benefícios quanto ao aproveitamento de recursos e materiais e redução do desperdício são aspectos comuns a todas as construções, devendo as recomendações envolvendo sustentabilidade serem implantadas universalmente.
O planejamento das etapas da construção deve ser elaborado considerando seus impactos no leiaute do canteiro, tais como áreas de circulação, movimentação de equipamentos e funcionários, área de armazenagem de materiais e de resíduos gerados pela obra. Além disso, é