Construção Civil 1
BRUNO JORGE FERNANDES DA SILVA2
FERNANDO BECKMAN 3
RESUMO
Este paper aborda o conceito da sustentabilidade e a sua aplicação nos canteiros de obras. O canteiro de obras sustentável pode ser atingido de diversas maneiras por meio da aplicação de ações estratégicas, que são divididas nos seguintes temas: Compra responsável; Relação com a comunidade; Projeto de gestão da qualidade; Redução das perdas de materiais; Redução das perdas; Projeto de gestão de qualidade e projeto de gestão ambiental. A pesquisa mostrou que de fato há um percurso de aprendizado a ser seguido, tendo como início as ações relativas às questões econômicas, passando para as sociais, seguidas das educacionais e em último lugar aquelas relativas à proteção do meio ambiente.
1. INTRODUÇÃO
A indústria da construção civil é considerada uma das mais conservadoras e inerte a alterações devido a alguns fatores como: atraso na assimilação de novas tecnologias, resistência na alteração dos seus processos e baixa retroalimentação de informações e conhecimentos adquiridos em obras e experiências anteriores. Entretanto, a necessidade de adaptação à nova realidade, que inclui escassez de recursos naturais, mudança climática, crises sociais, movimentos de valorização das culturas tradicionais, valorização de eco-produtos e necessidade de minimizar e controlar impactos ambientais, requer a busca por instrumentos de melhoria que auxiliem na mudança de comportamento que aos poucos vem crescendo no setor.
A importância dos impactos econômicos, sociais e ambientais das construções pode ser notada tanto pela economia que movimentam por meio do estímulo à produção de bens e renda dos trabalhadores, quanto pela quantidade de empregos de profissionais qualificados ou não e dos recursos que consomem.
A indústria da construção, bem como todo o ambiente construído, são os maiores consumidores de recursos, energia e materiais. Os edifícios são