Interesse e Motivação
Um funcionário motivado e com interesse naquilo que exerce acaba tendo um grande rendimento.
O funcionário não é somente um empregado, porém uma pessoa com capacidades, sociais, culturais, dentre outras.
Um colaborador motivado pode ser considerado um capital importantíssimo, com valor imensurável, ou seja, um bem tão precioso que não se pode medir, mas nem sempre ele é valorizado.
Um dos mais perceptíveis sinais de desmotivação é a “QUEDA DO DESEMPENHO”. Quem não está feliz no trabalho não conseguirá atingir ou superar suas metas, quando a empresa consegue perceber que algo está errado com os seus colaboradores, ela tem varias formas de mudar essa situação, como por exemplo: Aplicando treinamentos. Pois a empresa também é um espaço educativo e de contínuo aprendizado, o treinamento irá ajudar o funcionário a refletir como está sua vida profissional, assim, ele mesmo cria formas de mudar, se reeducar e se interessar novamente pela função que exerce.
[...] O objetivo do interesse nunca pode se identificar com o que é desejado, porque o desejo (ao querer apropriar-se de algo) aspira algo de futuro que ainda não possui. (HERBART, Johann Friedrich)
Um dos pontos que também podem levar o individuo à desmotivação é quando o ambiente de trabalho não lhe traz tranquilidade e incentivo de crescimento, como já dizia o filosofo CLAPARÉDE, dizemos que uma coisa nos interessa quando ela nos