construção civil 1
ENG 2332 - CONSTRUÇÃO CIVIL I
EXERCICIO DE TÉCNICAS CONSTRUTIVAS PARA EXECUÇÃO DE ALVENARIAS
1. Marcação das Alvenarias:
Essa etapa é de extrema importância para a execução de uma alvenaria, pois é nela que se tem o gabarito da sua alvenaria.
PASSO A PASSO DA EXECUÇÃO:
1) Assentar, nivelar e aprumar os blocos estratégicos, conforme a planta de primeira fiada e a referência de nível determinada na etapa de preparação, utilizando-se a linha ou linha com pó colorido para marcar sobre o pavimento a direção das paredes.
2) Concluir a execução da primeira fiada, assentando os demais Blocos. Verificar o nível e alinhamento da primeira fiada e também as medidas da locação dos "Blocos Estratégicos"
3) Assentar os escantilhões, fazendo coincidir a primeira marca com o nível da primeira fiada dos blocos.
2. Amarração das Alvenarias:
Fissuras e outros problemas nas alvenarias de paredes costumam gerar altos custos de recuperação e, ainda, causam grande insatisfação aos proprietários de imóveis.
Para escapar disso, uma etapa importante a ser considerada é a união entre a alvenaria e o pilar. A solução mais recomendada para evitar trincas nessa ligação é o uso de tela galvanizada de fios de 1,65 mm, com malha de 15 x 15 mm. O tamanho da tela deve ser proporcional à largura da parede. Mas o comprimento total da tela padrão é de 50 cm, ficando com dobra de 10 cm para cima junto ao pilar e outra dobra de 40 cm assentada na junta horizontal entre os blocos. A colocação das telas deve seguir orientação do projeto de alvenaria de vedação e obedecer alguns cuidados para garantia da amarração. O objetivo é criar uma ligação que impeça o descolamento da alvenaria em relação ao pilar e, ao mesmo tempo, reduza as tensões na argamassa de assentamento.
3. Encunhamento:
O encontro entre a alvenaria de vedação e a estrutura de concreto do pavimento superior é uma região onde podem ocorrer fissuras.