Castells: a era do informacionalismo
Livro: Olhares da Rede / organização Cláudia Castelo Branco e Luciano YoshioMatsuzaki, São Paulo, Momento Editorial, 2009
Texto: Castells: a era doinformacionalismo
Pág. 49 a 59.
Este texto se baseia no estudo do primeiro livro de Manuel Castells (A era da informação: economia, sociedade e culturachamadaA sociedade em Redepublicado em 2007) onde o autor discorre a respeito de conceitos e análises das transformações da sociedade ocasionadas pelo avanço da economia da informação e do conhecimento. CASTELLS afirma que não se trata de uma análise social final por o mundo esta em constante mudança e diz que “todos os livrospertencem à sua época e precisam ser superados pelo desenvolvimento e pela retificação das ideias que contêm em novos ambientes sociais de conhecimentos”.
O autor que o mundo se encontra em uma revolução tecnológica concentrada na tecnologia da informação que remodela a base material da sociedade em ritmo acelerado, onde o próprio capitalismo atravessa uma fase de reestruturação no caráter econômico, social e cultural.
Ele analisa como se dá a relação entre produtividade, competitividade e a economia informacional, ressaltando que os caminhos específicos do aumento de produtividade definem a estrutura e a dinâmica de um determinado sistema econômico. Outro tema estudado pelo autor é a relação entre e informacionalismo ecapitalismo, produtividade e lucratividade. Para ele, as empresas estarão motivadas não pela produtividade, e sim pela lucratividade e pelo aumento do valor de suas ações, acrescentando que uma nova economia global foi criada e moldada a partir da busca da lucratividade pelas empresas e a mobilização das nações a favor da competitividade, introduzindo novos arranjos variáveis na nova equação histórica entre a tecnologia e a produtividade.
O autor descreve como economia global a “economia cujos componentes centrais têm a capacidade institucional e tecnológica de trabalhar em unidade e em tempo real, ou em tempo