Castas - índia
Originalmente, as castas eram apenas cinco: * os brâmanes (Sacerdotes, letrados, nasceram da cabeça de Brahma); * os xátrias (guerreiros, nasceram dos braços de Brahma); * os vaixás (comerciantes, nasceram das pernas de Brahma) ; * os sudras (camponeses, artesãos e operários, nasceram dos pés de Brahma)e; * os dalits (poeira debaixo de todos os deuses).
À margem dessa estrutura social havia os párias, sem casta (categorizados abaixo dos escravos), considerados intocáveis, até pelos escravos, para não serem "amaldiçoados"; hoje chamados de haridchans, haryans ou "dalits". Com o passar do tempo, vem acontecendo centenas de subdivisões, que não param de se multiplicar. A origem do sistema de castas é incerta. Mas acredita-se que se baseia no Deus Brahma divindade que é considerada criadora do universo.
As primeiras referências históricas sobre a existência de castas se encontram em um livro sagrado dos hindus, chamado Manu, possivelmente escrito entre 600 e 250 aC. Define-se casta como grupo social hereditário, no qual a condição do indivíduo passa de pai para filho, endógamo, pois ele só pode casar-se com pessoas do seu próprio grupo.
Gandhi, tambem conhecida como Ganesha, é o primeiro Deus a ser reverenciado em todos os rituais Hindus. Está nas portas dos templos e casas protegendo as suas entradas. Ganesha é o Deus que remove todos os obstáculos, ele é o protetor de todos os seres. Ele também é o Deus do conhecimento. Gandhi representa o sábio, o homem em plenitude, e os meios de realização.
Gandhi/Ganesha tem uma enorme cabeça de elefante, imensa para um corpo de menino