Mecanica dos solos
Para o estudo da percolação, é fundamental que seja conhecido o coeficiente de permeabilidade do solo. Este parâmetro é obtido em laboratório através do Ensaio de Permeabilidade com Carga Constante no caso de solos granulares como as areias e pedregulhos ou através do Ensaio de Permeabilidade com Carga Variável para o caso de solos finos como as argilas.
2. Movimento da Água
Quase sempre a água na terra move-se lentamente em baixo de um gradiente hidráulico sem parar, como uma série de filetes. Os filetes não se movem sempre em linhas retas, mas vagueam de acordo com os interstícios, movendo-se mais rapidamente onde convergem para passar pelas constricções e mais lentamente onde se espalham nas aberturas maiores. Também, devido à fricção, as partículas perto das paredes das aberturas movem-se mais rapidamente.
3. Regimes de Escoamento
Diz-se lamelar ou laminar o escoamento em que não se cruzam as trajetórias das partículas individuais de um fluido. Em caso contrário se diz turbulento. Para a maioria dos solos, admite-se o escoamento laminar. Se a descarga através de uma área A é constante, em qual quer tempo, o escoamento dá-se sob regime permanente.
6. Fluxo d'água em meios porosos
A energia potencial total que faz mover o fluido através do meio poroso é constituída pela soma dos potenciais de:
- Gravidade;
- Pressão;
- Eletrostático;
- Térmico;
- Forças de natureza físico-química.
- Gravidade: A água fluirá das cotas mais elevadas para as mais baixas.
- Pressão: Do ponto de