Castanhão
Curso de Engenharia Civil
Silvio Geraldo Saraiva Veras Frota
Conflitos Socioambientais: Barragem do Castanhão
Professora: Glacianne
Conflito Socioambiental Castanhão x Jaguaribara
Introdução: Construído com o objetivo de amenizar os efeitos da seca e distribuir água para as cidades cearenses, o Açude Castanhão teve sua construção iniciada em 1995, sobre o leito do rio Jaguaribe, e foi finalizado em 2003. Possuiu um volume de 6,8 bilhões de metros cúbicos e é responsável por 39% da capacidade de armazenamento do Ceará. Para a construção dessa obra imensa, inúmero conflitos Socioambientais surgiram, dentre eles, temos a cidade de Jaguaribara, a qual teve que ser completamente abandonada por seus moradores para a construção do novo Açude.
Causas do Conflito: Para a construção do Castanhão, o qual ocupa uma área de 17.300 km², uma imensa área habitável teve que ser desapropriada. Dentre elas, a principal foi a cidade de jaguaribara, a qual tinha um total de 1030 famílias e 12 mil habitantes. A remoção desse grande número de pessoas envolveu um processo estrutural com o gasto de muito dinheiro, pois é necessário acomodar cada família com o menor prejuízo possível, afinal , todas elas já possuíam uma vida e uma rotina na antiga cidade. Além das percas econômicas para os estado ( Para a construção de uma nova cidade ), também existiu uma perca cultural e histórica para a população em si. Diversas casas ali habitaram gerações inteiras de famílias, além dos cemitérios que guardam um imenso valor emocional para a antiga população. Todos esses problemas foram pensados e trabalhados de forma a causarem o menor prejuízo possível, visto que a causa da desapropriação da cidade deve ter uma contribuição incontável para o Estado do Ceará e para toda a população cearense.
Além desses conflitos Sociais, existem os ambientais, os quais também foram pensados por parte do Governo, o qual procurou diminuí-los.