Castanha
A castanha, em especial, possui utilidades bem variadas, o óleo extraído, por exemplo, é usado como lubrificante em relógios, na fabricação de tintas, e na indústria de cosméticos. Porém, sua principal utilização é no setor alimentício. Segundo Pacheco e Scussel (2006 apud SOUZA; MENEZES, 2008) a amêndoa da castanha contém grande quantidade de proteínas, lipídios, fibras, vitamina E e, em ordem decrescente, minerais como fósforo, potássio, magnésio, cálcio e selênio. Este último é um oligo elemento presente em maior quantidade na castanha-do-pará dentre todos os alimentos conhecidos. (UFVJM , 2009)
Na região Amazônica, onde são encontradas extensas florestas habitadas por seringueiros, grupos indígenas, ribeirinhos e castanheiros, o desafio do desenvolvimento sustentável é de conseguir obter benefícios econômicos através da gestão dos ecossistemas naturais, através do extrativismo sustentável e do manejo florestal de baixo impacto, garantindo para as gerações futuras um capital natural pouco alterado.
Segundo Becker e Léna (2002), o desafio dos pequenos produtores que habitam a Floresta Amazônica, é reverter o processo de degradação para obter uma agricultura sustentável, reforçando a agricultura familiar, promovendo sua diversificação pela adoção de sistemas agroflorestais (SAFs), a gestão dos recursos florestais remanescentes, a limitação da expansão da pecuária bovina, e a intensificação das práticas em certos casos. A produção, extração racional e beneficiamento de frutos regionais, como a castanha-do-pará, é uma das atividades sugeridas para a manutenção de um ambiente mais sustentável.
Consumo
Os dados a seguir são resultados estatísticos descritivos que mostram valores, separadamente, para as variáveis de interesse.
Variável
Descrição
Média
Desvio Padrão
Mínimo
Máximo
FREQMES
Frequência mensal de compra
3.86
6.06
0.04
30
GENERO
Homem ou mulher
1.43
0.50
0.00
2
IDADE
Faixa etária
40.29
15.87
1.00