Casos concretos
• Descreva o conceito de gênero.
Gênero são os papeis sociais que representamos, na sociedade. Nas Ciências Sociais e na Psicologia refere-se às diferenças sociais, conhecidas nas ciências biológicas como papel de gênero.
• Descreva o conceito de violência de gênero.
Violência de gênero é um comportamento deliberado e consciente, que pode provocar lesões corporais ou mentais da vitima. O termo vem do latim “violentia” e está vinculado à ação que executada com força ou brutalidade, e que se realiza contra a vontade do outro. É toda e qualquer quebra de expectativa
• Como esses conceitos podem explicar a situação descrita.
Resposta: Se observa que no conceito de gênero da situação descrita já se vê a inferioridade de Ana, que viveu 23 anos de humilhação, espancamentos e sofrimento para sair dessa situação. Pois ali, Roberto deixara clara a função dela nessa relação. O casal já vivenciava a violência desde o namoro, onde Roberto procurava manter um controle ríspido em relação a conduta e liberdade de Ana, que as interpletava como sendo simplesmente ciúme. Em sua defesa, Roberto culpava Ana pelo comportamento, e ainda, a considerava desobediente e lerda para os serviços domésticos.
2. Em maio de 2010, o Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão lança a Portaria nº. 233 assegurando aos servidores públicos, no âmbito da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, o uso do nome social adotado por travestis e transexuais, ou seja, aquele nome pelo qual essas pessoas se identificam e são identificadas pela sociedade. Essa normativa é mais uma, dentre tantas (ver http://www.abglt.org.br/port/nomesocial.php), que reconhecem o direito ao respeito à identidade de gênero. A respeito desse conceito ? identidade de gênero, podemos afirmar que: (Assinale a alternativa INCORRETA e JUSTIFIQUE A SUA RESPOSTA)
a) A identidade de