Resumo Cientifico da Crônica No restaurante
CENTRO DE EDUCAÇÃO
COLÉGIO DE APLICAÇÃO
HEULLER PABLO CUNHA ALMEIDA
RESUMO
Boa Vista – RR
2014
HEULLER PABLO CUNHA ALMEIDA
RESUMO
Trabalho apresentado como pré-requisito para a obtenção de nota na disciplina de Literatura, Gramática e Redação do Colégio de Aplicação da UFRR.
ORIENTADOR: professora Patrícia Cunha.
Boa Vista – RR
2014
1. Resumo da crônica no restaurante de Carlos Drummond de Andrade
ANDRADE, Carlos Drummond de. No restaurante: para aprender a gostar de ler; São Paulo: Ática, 2002.
Na crônica “no restaurante” de Carlos Drummond de Andrade, do livro “para gosta de ler”, tem-se um episódio em um restaurante, onde um pai e uma filha vão jantar juntos, mas a menina queria uma lasanha, e o pai queria comer uma fritada de camarão e tenta convencê-la a aceitar o que o pai quer. Os dois conversam, e o pai decide pedir camarão primeiro, a menina não aceita, mas após o pedido do pai e comer sem questionar, a menina convence o pai a pedir a lasanha, que tanto ela queria comer. O pai pede a lasanha tão desejada pela filha, e o restaurante inteiro aplaude, pois a menina consegue, com seu poder ultrajovem, sua querida e estimada lasanha que tanto lutou para conseguir.
2. TIPOLOGIA TEXTUAL X GÊNERO TEXTUAL
Essa crônica é uma tipologia textual narrativa, onde predomina a narração de discurso direto.
Quanto ao gênero textual, tem-se uma crônica.
A Crônica é uma narrativa histórica que expõe os fatos seguindo uma ordem cronológica. A palavra crônica deriva do grego "chronos" que significa "tempo". Nos jornais e revistas, a crônica é uma narração curta escrita pelo mesmo autor e publicada em uma seção habitual do periódico, na qual são relatados fatos do cotidiano e outros assuntos relacionados a arte, esporte, ciência etc.
3. Dados biográficos do autor Carlos Drummond de Andrade
Carlos Drummond de Andrade
(...) Pois de tudo fica um pouco.