CASOS CLINICOS ASMA
Bacharelado Interdisciplinar em Saúde
Docentes: Hermes Pedreira, José Jorge, Jorge Nihei.
Aspectos Fisiopatológicos e Farmacológicos – 2014.2
Casos Clínicos
Discente: Adrielle Curi, Gemerson Henrique, Iasnara Silva, Jadson Rodrigues, Janine Góes, Larissa Silva, Renilda Sousa.
Santo Antônio de Jesus – Bahia
Abril de 2015
CASO CLÍNICO (ASMA PERSISTENTE GRAVE)
1º Qual é a HD? Asma
2º Qual seria a classificação da HD? Asma persistente grave. Asma grave é a forma mais agressiva da doença inflamatória crônica das vias aéreas. O pulmão do asmático é diferente de um pulmão saudável, como se os brônquios dele fossem mais sensíveis e inflamados - reagindo ao menor sinal de irritação.
3º Cite quais são as informações que mais indicam a HD e a sua classificação? Sibilos, dispneia, tosse seca, opressão torácica durante o dia. À noite, interrupção do sono provocada pelos sintomas em média 2 a 3 vezes por semana. Já teve asma grave na infância. Além de fazer uso de medicamentos inalatórios. Sua Classificação é considerada como um processo de Asma Persistente Grave.
4º Explique o mecanismo de ação de cada um dos fármacos prescritos.
Mecanismo de ação: Beclometasona Nasal: A beclometasona é um derivado cortisônico com atividade tópica anti-inflamatória e antialérgica eficaz sobre a mucosa das vias respiratórias. Exerce especificamente uma ação anti-reativa nos brônquios, reduzindo o edema e a hipersecreção e inibindo a formação do broncoespasmo. Administrada por inalação, a beclometasona atua exclusivamente sobre as estruturas da árvore respiratória, em decorrência deste fato, desde que obedecidas às doses indicadas, não ocasiona efeitos sistêmicos e não induz ações inibitórias sobre a atividade do córtex da suprarrenal. Salbutamol Spray: É um agonista simpatomimético de ação direta com relativa seletividade sobre os receptores beta-2. Estimula a atividade da adenilciclase, enzima que catalisa a