Caso e Brainstorming VIII
Paciente A.M., 86 anos, natural de Laranjal (MG) e atualmente mora em Miracema (RJ), feminina, branca, viúva, dona de casa aposentada, católica. Mora com a filha e não possui atividades sociais. Queixa-se de queda. HDA: Relatou que no dia 13 julho de 2015 teve uma trombose venosa profunda de membro inferior esquerdo, ficando internada por 7 dias no Hospital São José do Havaí (HSJA). Após a alta permaneceu em repouso (acamada), sendo medicada com Marevan (anticoagulante). Em 12 de Agosto de 2015, refere que ao levantar-se da cama repentinamente ocorreu uma fratura patológica de fêmur direito, sendo arremessada ao chão devido à queda da própria altura. A paciente foi levada para o hospital de Miracema ainda no dia 12 e encaminhada no dia 14 para o Serviço de Ortopedia do HSJA para cirurgia. Desde então espera o controle do seu RNI (tem estado alto) para fazer a cirurgia possui equimoses em região abdominal, MMSS esquerdo e pescoço. Atualmente a paciente encontra-se em quadro de delirium (início dia 16/7/2015), não sendo possível a realização dos testes de estado funcional, cognição, humor e estado nutricional. Além disso, possui úlceras de pressão em região sacral e MMII direito e pneumonia.
HPP: hipertensa de longa data em uso de Naprix (IECA), possui depressão em uso de Velija (ISRS), osteoporose e osteoartrite periférica. Nega diabetes. Há 4 anos teve quadro de pneumonia. Não possui calendário vacinal em dia. Fez cirurgia de catarata e possui sequelas de isquemia cerebral. Nega alergias.
H. Familiar: possui casos de câncer na família A. Fisiológicos: Bom desenvolvimento psicomotor, G10P10A?
HV: ex-tabagista (3 cigarros por dia durante 48 anos, parou a 25 anos), nega etilismo, alimentação balanceada e faz sessões de fisioterapia domiciliar.
HPS: Mora com a filha (zona urbana, em casa com rede de esgoto), não possui atividades sociais, tem boa relação famílias e analfabeta.
RS: incontinência urinária e fecal, presbiopia,