caso Big´s
Quais os três níveis de produto oferecidos pela Big’s?
A heterogeneidade da cultura Brasileira, formadora da miscigenação determinou uma característica marcante da sociedade brasileira: suscetibilidade às influencias externas. Dessa maneira, determina-se tendências do consumidor brasileiro nas última décadas, como a forte influência da cultura norte americana na alimentação, incorporando hábito de refeições rápidas, disseminado pelos fast-foods e lanchonetes de modo geral.
Utilizou-se então do sucesso do conceito de lanchonete dos Estados Unidos e absorveu-se no Brasil, surgindo lojas baseadas no oferecimento de pratos rápidos e menos elaboradas, privilegiando maior rapidez e qualidade de atendimento. Assim, possuindo tal hábito de consumo graças a tais fatores culturais, é o que justifica o sucesso de serviços de alimentação, como por exemplo, a Big´s.
Vale notar que na década de oitenta, houve um processo de modernização, melhorando a qualidade e serviços oferecidos.
Tendo em vista o serviço oferecido, de acordo com a nomenclatura de Kotler, pode-se afirmar que a Big´s possui três níveis de produto, são eles: Produto “core”, real e aumentado. Dessa maneira, a Big´s oferece o produto em sí alimentando seu cliente (satisfazendo sua necessidade), possuindo boa qualidade e serviço, rapidez no atendimento, além de variedades de opções e conforto. Por ser localizada em shoppings, também pode ser considerada complementar ao lazer.
Qual o posicionamento junto aos públicos alvo?
Temos como público alvo da lanchonete Big´s, o público frequentador de shoppings, sendo os shoppings centers como o mais novo polo formador de opiniões sobre estilo de vida, comportamento e moda. Característica interessante seria o público alvo dos shoppings com clara segmentação de público por faixa horário e dia da semana, fazendo com que a variação regular do público ao longo dos dias sirva de parâmetro para orientar a politica de comunicação e promoção da Big´s.