Caso TNG
1. Introdução
O grupo escolheu a marca tng como tema deste trabalho, que tem como principal objetivo criar uma estratégica de comunicação com a finalidade de aumentar a ligação entre a identidade da marca e a imagem que seus consumidores e potenciais consumidores tem sobre ela.
A partir disto, então, foi realizada uma pesquisa de observação na loja da marca situada nos Shopping Pátio Higienópolis, principais lojas conceito da tng na cidade de São Paulo. Assim como foram realizadas entrevistas com atendentes e gerente, de tal para melhor entender seu funcionamento. Com base nessas informações, o grupo realizou um diagnóstico da loja, percebendo algumas incongruências e grandes diferenças com relação a seus principais concorrentes.
Dessa maneira, foi possível embasar as propostas e briefing de comunicação para a marca tng que estão contidas neste trabalho.
2. História da marca e descrição das lojas
2.1 História
A tng foi fundada em 1984, em São Paulo, quando seu criador, Tito Bessa Jr., resolveu inovar em moda masculina abrindo a primeira loja da tng, assim seus primeiros produtos eram especialmente peças de alfaiataria. Após consolidar-se no mercado masculino, a marca observou uma nova necessidade e passou a comercializar uma linha feminina em suas lojas.
Em 2003, participou de seu primeiro Fashion Rio, com a modelo Naomi Campbell como garota propaganda, e desde então está presente em todos os desfiles da semana de moda da capital carioca, assim como nos principais eventos e desfiles de moda do país. Foi a partir de tal momento que a marca conquistou seu espaço no calendário da moda brasileira, e também mudou seu posicionamento. A tng inovou em suas coleções e passou a mostrar-se como uma marca de moda jovem, tanto para homens como para mulheres, diferentemente de seus primeiros 19 anos de marca. Atualmente a marca também implementou em seu negócio uma linha infantil, diferenciando ainda mais seu posicionamento, na tentativa de