Caso “Ringue de um bilhão de dólares”
1- O ambiente contextual é um conjunto de fatores externos a organização, que tem poder de influenciar o funcionamento da empresa de forma indireta. Pode-se dividir os fatores em cincos grupos principais: demográficos, socioculturais, econômicos, politico-legais e tecnológicos.
A partir do texto proposto, é possível relacionar a ascensão do UFC no mercado com quatro fatores:
Fatores tecnológicos:
Esses fatores são responsáveis pelo nível de desenvolvimento dos setores empresariais. Houve um forte impacto estrutural na organização do UFC, pois, por meio da tecnologia de informação e comunicação (pay-per-view e tv spyke), foi possível transmitir o programa em outros países, alcançando em média 500 milhões de lares. Com isso, o UFC teve uma maior divulgação das lutas e dos produtos relacionados a elas. Encontramos uma reportagem recente que fica evidente como o UFC dispõe de recursos tecnológicos para se desenvolver: “Pela primeira vez na história, uma emissora de TV aberta transmitirá ao vivo o maior evento de MMA do planeta. Sobram também opções na TV fechada para os fãs das artes marciais não ficarem ligados na telinha até a última luta, entre Anderson Silva e Yushin Okami.”. http://esportes.terra.com.br/lutas/noticias/0,,OI5305294-EI15532,00-Interesse+por+UFC+provoca+guerra+de+emissoras+por+publico.html Fatores socioculturais:
Esses fatores são responsáveis por distinguir os valores, hábitos, estilos de vida, costumes e normas de uma determinada sociedade. Essa dinâmica sociocultural tem grande influencia no comportamento do consumidor e dependendo dela, o produto pode ou não ser bem aceito. No caso do UFC, até uma década atrás, os fatores socioculturais eram um empecilho, pois o esporte sofria discriminação na sociedade e criticas por tamanha violência presente em suas lutas, sendo apelidado pelo senador John McCain como “rinha de galos humanos”. Sem a aprovação da população o esporte não tinha como ser