Caso Pague Menos
Filho de comerciantes de pequeno porte, Francisco Deusmar , conciliava os estudos com as atividades que desenvolvia no comércio dos pais, onde vendia frutas perto de sua casa. Passou no vestibular para Administração de Empresas na Universidade Federal do Ceará e a partir daí, começou sua carreira profissional, onde experimentou trabalhar em uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, que é a IBM. Passou também pelo IBGE, empresa do setor público, onde ingressou através de concurso público.
Em virtude das experiência adquiridas, inclusive como professor universitário, onde dava aula de economia, abriu sua primeira empresa, que atuava basicamente no segmento de corretagens. Sua expertise, o levou a conquistar com apenas 34 anos um patrimônio avaliado em mais de R$1 milhão de dólares.
Com o desejo intrínseco de aperfeiçoamento contínuo, Francisco Deusmar sempre viajava para os Estados Unidos para participar de cursos e nestas viagens, identificou a oportunidade de trazer para o Brasil o modelo das Drugstores americanas, onde se vendia além de remédios, os tradicionais salgadinhos, refrigerantes e etc.
Em 1981, abriu sua primeira farmácia no Brasil seguindo este padrão americano. A novidade era a facilidade do consumidor em comprar produtos de higiene e beleza, que antes só eram vendidos pelos balconistas das farmácias, pois os produtos ficavam localizados atrás do balcão de atendimento. Francisco Deusmar inovou, colocou uma gôndola no meio da loja deixando os produtos a