Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social: Rumo à Terceira Geração de Normas ISO
Rumo à Terceira Geração de Normas ISO
a. Tratando-se de uma diretriz internacional de responsabilidade social, a quem ela deveria servir e como pode contribuir para a reflexão e mudanças de atitudes e práticas das organizações com relação às suas partes envolvidas?
Eles devem servir para às empresas ou organizações que queiram atingir níveis de desempenho acima de determinado padrão. A implementação de quaisquer modelo de gestão também devem se apoiar em um bom relacionamento da organização com suas partes interessadas. O cuidado que se deve ter com cada parte interessada, se relaciona com o sentido da ética nas relações humanas ou sociais. Se colocadas em prática por pequenas, médias ou grandes empresas e organizações, puderem motivas e levar seus executivos, funcionários, acionistas e demais partes interessadas (dos consumidores e clientes ao público em geral) a um novo patamar de gestão ética do conhecimento, das práticas e também dos produtos e serviços oferecidos por elas, o caminho para uma sustentabilidade efetiva (em suas dimensões ambiental, econômica e social) estará aberto.
b. Tratando-se também de uma inovação que, em última análise, deverá servir para o desenvolvimento ambiental, econômico e social das organizações brasileiras, quais valores, princípios éticos e de desenvolvimento essa norma deverá contemplar para que seus usuários passem a gerir suas questões de maneira responsável e efetivamente sustentável?
Os valores e princípios já em elaboração por diversas organizações multi-satakeholders, ou mesmo do setor privado, do setor financeiro, ou as iniciativas dos setores de petróleo e gás, mineração e outros,, também podem servir de guia para a reformulação de conceitos e práticas de desenvolvimento sustentável e responsabilidade social. Esses recursos devem ser adaptados à diversidade e heterogeneidade social, e algumas dessas questões, nem sempre tão "universais", devem ser