Caso MORFO
O que ocorre no organismo que gera dor em cólica?
Comumente a cólica renal é provocada pela distensão do sistema coletor ou ureter, enquanto a dor não-cólica é causada pela distensão da cápsula renal. A obstrução urinária é o principal mecanismo responsável pela cólica renal que implica em sua origem intraluminal. (urologia geral)
A obstrução à drenagem ureteral provoca aumento da pressão intraluminal do sistema coletor, que por sua vez se distende, desencadeando a estimulação dos terminais nervosos, que vão originar a cólica com consequente dilatação aguda e dor. Ao que parece, a dor não está relacionada com o espasmo ureteral mas sim com o aumento da tensão da parede piélica, em consequência da obstrução ureteral aguda. Como resposta a essa distensão, o músculo liso da parede uretérica contrai-se na tentativa de tentar mover o cálculo, no entanto se este se mantiver alojado, o músculo reage com um espasmo. Ocorrendo a passagem de uma pequena quantidade de urina através da área obstruída, a pressão intraluminal diminui, aliviando a dor até que nova distensão ocorra, caracterizando a intermitência do quadro. Seja qual for o tipo de obstrução, o dano potencial é essencialmente o mesmo: dor, obstrução e traumatismo tecidular com hemorragia e infecção secundárias.
(RODRIGUES, Alexandra; et al; Cólica – A dor que desespera; Rev. de saúde Amato Lusitano, 2012; 30:19-24)
2. Irradiação da dor para o testículo
O que causa a irradiação da dor para os testículos?
Cálculos na parte inferior do ureter frequentemente causam dor que se irradia até a virilha ou o testículo. A dor se irradia ao longo do curso do ureter, tendo em vista que a inervação do rim e destas áreas é a mesma. A inervação similar do ureter intramural e da bexiga também estão relacionados a esse padrão de dor.
A dor é referida nas áreas cutâneas inervadas pelos seguimentos medulares e gânglios sensitivos, principalmente T11 – L2. Dependendo do nível de obstrução, esta também pode