Caso mercur
1. O que mudou no ambiente externo da Mercur?
O ambiente externo da Mercur apresentou mudanças socioculturais marcantes. Os consumidores passaram a ver a empresa como fornecedoras de produtos antiquados, isso porque a sociedade agora almejava produtos diferenciados, bonitos, legais e novos. Além disso, a frequência de compra dos consumidores aumentou, já que agora eles compram não apenas porque precisam providenciar o material na época do inicio das aulas, mas por achar o produto interessante e diferente.
Além das mudanças socioculturais também ocorreram mudanças tecnológicas, devido ao maior nível de tecnologia disponível, os concorrentes da Mercur podiam produzir mercadorias mais modernas e inovadoras, o que fez com que a Mercur necessitasse buscar por mais inovação também.
2. Em resposta ao ambiente, quais são os objetivos e estratégias da Mercur?
A empresa conseguiu perceber que se ela não inovasse os seus produtos e continuasse somente com os produtos tradicionais, ela iria perder grande parte de seus clientes e o faturamento da empresa iria cair. Devido a isso, ela investiu 6 milhões e buscou profissionais qualificados para orienta-la em estratégias corretas para que tivesse seus produtos modernizados. Exemplo disso é o trecho do texto que diz que a Mercur contratou o escritório gaúcho de design Bornancini, Petzold & Muller e pedagogas para ajudar no desenvolvimento de seus novos produtos. A empresa tinha como objetivo aumentar o lucro que havia sido reduzido e para isso, tinha a estratégia de estar presente em todo tipo de mercado para ajudar a fixar a marca. Além dessa estratégia a empresa buscava apresentar ao consumidor produtos diferenciados, um exemplo disso é a Mercur Toy, já que nesse caso a empresa estava entregando ao consumidor não somente uma borracha, mas um brinquedo.
3. Em função dos objetivos e estratégias, quais são as mudanças no sistema organização?
A empresa deixou de ter como foco a borracha branca que