Caso habib's
1. INTRODUÇÃO – HISTÓRIA
O Habib’s nasce de um sonho muito parecido com a história de seu fundador. Antônio Alberto Saraiva é médico formado em medicina pela Santa Casa, porém nunca exerceu a profissão. De origem portuguesa, Alberto Saraiva e sua família se mudava na década de 70 para a capital de São Paulo em busca da realização de um sonho, ser médico. Para o sustento da família o pai de Alberto abriu uma padaria no bairro do Brás, onde depois de um ano foi morto decorrente de um assalto. Alberto é o filho mais velho da família e se viu obrigado a largar os estudos por um tempo e se dedicar ao negócio. Ironicamente o destino lhe reservava uma história de sucesso que apesar das dificuldades, foi aprendendo e conhecendo o negócio.
Com visão empreendedora, Alberto percebeu o crescimento da padaria e resolveu vende-la para comprar uma lanchonete, iniciando um novo negócio ao mesmo tempo em que concluía a faculdade de medicina. Mas isso não ficou por aí, Alberto agarrava todas as oportunidades que lhes aparecia e teve outros negócios como pastelaria, pizzaria e cantina. Porém, enquanto tocava a lanchonete, Alberto conheceu Paulo Abud, um senhor de 78 anos, aposentado, um dos maiores cozinheiros árabes de São Paulo, com quem teve grande afinidade e começaram a falar sobre a comida árabe, da qual era rara e muito cara. Foi daí que surgiu o Habib’s, um restaurante de comida árabe adaptada ao paladar brasileiro, que também dispunha de alguns produtos mais comuns como a pizza, pastel e shop. Sua primeira loja foi inaugurada em 1988.
2. NEGÓCIO
A idéia é montar um restaurante de comidas árabes com cardápio variado e adaptado ao paladar dos brasileiros, pratos de primeira qualidade com um preço acessível às classes C e D, e principalmente que tivesse um ambiente bonito e agradável, além da inclusão de outros produtos no cardápio como pizzas, pastel e shop.
3. ESTRATÉGIA
Comercializar alimentos com preços acessíveis ao orçamento dos