Caso - Google
Com seu portfólio de produtos, que compreende cinco categorias distintas (produtos desktop, móveis, Web, hardware e outros), o Google se destaca como uma das empresas de maior valor de marca (US$ 93,3 bilhões em valor de mercado), isso, sinônimo de seu sucesso como empresa de tecnologia que combina capacidade, liberdade e inovação de seus funcionários (conhecidos, na empresa, como Googlers). Esse sucesso pode ser atribuído aos principais valores da marca, que são: Desenvolvimento dos produtos tendo como foco principal o usuário; Inovação constante, procurando facilitar ao máximo a interface e o acesso às informações necessitadas pelo usuário; Receita proveniente dos anunciantes virtuais, o que justifica a busca da empresa por produtos que tenham potencial de alcançar o maior número de pessoas possível; Construção de uma boa imagem para seu público, começando dos serviços gratuitos até as novas filosofias organizacionais; Valorização dos seus funcionários, expressa através da confiança e liberdade, juntamente com um ambiente de trabalho moderno, dinâmico, ético e propício à criatividade, apesar de altamente exigente; Utilização de dados coletados em tempo real para otimizar a eficácia de seu marketing e Sensibilidade ao mercado.
2. Qual deve ser o próximo passo do Google? A empresa está fazendo a coisa certa ao atacar a Microsoft com o conceito de computação em nuvem, e a Apple na briga por smartphones?
O próximo passo do Google deve ser o de continuar a desenvolver seus produtos em conjunto com os seus usuários e parceiros, tendo em vista aumentar a sua participação de mercado, propiciando, assim, um crescimento de suas receitas. Tal passo necessita de desenvolvimento de planos de marketing concretos e bem definidos que especifiquem as estratégias capazes de fazê-lo avançar, além do investimento em publicidade dos novos segmentos que a empresa escolheu