Big Data
Possui 5 características importantes: Velocidade, Volume, Variedade, Veracidade e Valor das informações. Esse conjunto pode ser gerado através do uso da internet para divulgar informações por meio de mídias sociais (facebook, twitter, instagram, etc...), ou ambientes para trocas de informações por exemplo.
Para que essas informações sejam utilizadas elas precisam ser testadas para certificar que são verdadeiras e que atende o alvo do negocio, trazendo assim para as empresas um valor agregado.
Cada negócio armazena, acessa e utiliza essas informações de formas diferentes focando no alvo de negocio que sua empresa trabalha.
O BIG DATA permite que se utilize ferramentas já existentes que possuam grande volume de dados para realizar pesquisas de mercado ou futuros projetos.
Usos do Big Data:
Exemplo 1: Uma empresa americana que conserta telhados utiliza o Google Earth, (ferramenta disponibilizada sem custos via web) para mapear pontos específicos da cidade e verificar telhados que possam estar quebrados ou precisando de manutenção através das imagens via satélite. Com o resultado é possível saber quais telhados precisam de conserto gerando um orçamento que é previamente enviado ao cliente.
Exemplo 2: O Governo Brasileiro utiliza Big Data para promover pesquisas em ambientes simples através ferramentas também disponibilizadas sem custo nenhum para aquisição de carteiras para o Nordeste através de um mapeamento
A arquitetura de negócios consiste em três níveis, sendo eles:
- Meios: Na implementação de um Big Data utilizando ele um ambiente ou ferramentas simples e/ou complexa é necessário utilizar uma metodologia orientada aos negócios independente do tamanho.
- Volume, Variedade e Velocidade (geradas a partir do