Caso dos exploradores de caverna
Descrição — Saque por Baixo O atleta deve posicionar os pés atrás da linha de saque, distantes no comprimento dos ombros e virado perpendicular à linha de fundo (como se fosse bater em uma bola de golfe ou softball acima da rede). O atleta deve proceder da seguinte maneira: Segurar a bola com a mão, lançá-la a aproximadamente 0,3 metros (1 pé) para cima. Quando a bola voltar para baixo, mover a mão dominante com o punho fechado pelo corpo, em um movimento natural na parte inferior da bola em direção à rede. A força que o atleta deve aplicar é determinada pela distância na parte oposta da quadra que se deseja que a bola caia.
Pontos de Ensino
Muitos atletas inicialmente não são fortes o bastante para atravessar a bola na rede a partir da linha de fundo regulamentar. Se existir a competição modificada em seu programa, pode ser feita uma acomodação para permitir que estes atletas se movam mais próximo à rede quando realizarem o saque. Estes atletas devem ser incentivados nos treinos para retornar lentamente em direção à linha de saque oficial à medida que sua força e confiança aumentam, sacando a partir da linha de fundo regulamentar.
Alguns atletas podem ter uma limitação física com a mão secundária, e não conseguem lançar a bola de forma correta com a mesma. É válido lançar e golpear a bola usando somente a mão dominante. Os atletas podem até lançar a bola com as duas mãos, caso ajude com a precisão do movimento.
Treinar com um apito para iniciar o saque é útil, desta forma os atletas podem treinar nas mesmas condições da competição.
Gráfico de faltas e posições do saque por baixo Erro
Correção
Referência da Atividade
Os atletas estão executando lançamentos incorretos
Treinar o lançamento com a outra mão.
Fazer com que o atleta use a mão dominante para lançar a bola.
Fazer com que o atleta execute lançamentos com as duas mãos.
Exercício de Lançamento