PRÁTICA 9 – Fenômenos Magnéticos
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
PRÁTICA 9 – Fenômenos Magnéticos
CURSO: Engenharia Civil PROFESSORA: Natália
TURMA: LVB – P2
ALUNOS/AUTORES: Roberta Pérola, Gleiciele Evelyn, Bruna Jardim, Isabel Campos, Paola Jessica, Maria Célia (Turma P1).
OBJETIVOS
Analisar o comportamento de ímãs e o campo magnético gerado por eles; estudar várias situações nas quais condutores retilíneos e/ou espiras interagem com ímãs permanentes.
PROCEDIMENTOS
Utilizamos os seguintes materiais no experimento: 02 ímãs cilíndricos, bússola didática (suporte para bússola didática + 1 agulha magnética), 01 suporte para amortecedor magnético, 5 ímãs em anel com polos identificado, 4 ímãs em barra, limalha de ferro e placa acrílica.
Processo I
- Aproximamos as extremidades com cores iguais (polos iguais) e observamos e ilustramos a força que age no ímã.
- Viramos um dos ímãs e aproximamos as extremidades com cores diferentes (polos opostos) e observamos e ilustramos a força que age no ímã.
- Aproximamos da bússola um ímã com o polo pintado de azul.
- Repetimos o processo acima com o outro polo do ímã. E observamos o ocorrido com a agulha da bússola nos dois processos.
- Com a extremidade pintada da bússola aponta para o norte geográfico, determinamos a polaridade das extremidades da bússola e identificamos os pólos do ímã.
Processo II
- Encaixamos no suporte o imã em anel com face de cor vermelha voltada para cima, colocamos outro ímã com a face vermelha voltada para baixo. Observamos o processo.
- Encaixamos os demais ímãs, no mesmo processo acima, e observamos.
Processo III
- Colocamos a placa de acrílico sobre dois ímãs em forma de barra horizontalmente e espalhamos um pouco de limalha de ferro sobre a placa. Observamos a disposição assumida pela limalha e ilustramos através de fotos o que ocorreu com a limalha.
- Colocamos quatro ímãs em forma de barra de tal modo que formamos dois polos