caso dos denunciantes invejosos (resenha)
Estes governavam desrespeitando a Constituição o Código Civil e Penal, criando leis de seus interesses, estipulando pena capital para comportamentos considerados legais ; diante disso, várias pessoas, movidas por inveja, por isso denominadas “denunciantes invejosos”, começaram a denunciar seu desafetos e estes passaram a ser punidos severamente.
No entanto após a extinção deste partido, volta à democracia, tudo volta ao normal, mas surge um problema que agora o Ministro da Justiça(leitor), deve decidir oque fazer com os denunciantes invejosos, puni-los? Deixá-los ilesos?
Foram convocados cinco deputados e cinco professores para propor suas sugestões. Todos opinaram, deram suas propostas de solução, uns contra qualquer punição, outros se posicionavam favorável em punir os denunciantes. O fato é que a cada proposta de solução esplanada, força o leitor a rever seus conceitos para as opiniões apresentadas anteriormente. De todo caso, oque ocorre é uma divergência entre direito e moral; normas legais(leis impostas coativamente pelo Estado) e normas morais(normas de conduta ditadas pelos costumes e tradições ).
Na condição de resenhista meu parecer é de conceder uma anistia aos denunciantes invejosos pois puni-los é recomeçar o próprio ciclo definido por eles, consagrando o poder como forma plena de opressão e o direito como instrumento de aplicação.