Caso do Vestido
Resumo
As filhas perguntam a mãe sobre um vestido pendurado na sala de casa, que depois de muita insistência a mãe acaba contando. Ela conta que o vestido era de uma prostituta que o pai se apaixonou e fez de tudo para ter ela e inclusive pediu para a mãe ir atrás da prostituta e ficar com pai.
A mãe foi atrás da prostituta e se humilhou para ela pedindo para que ficasse com o marido, pedido que fosse aceito pela a prostituta, mas não por amor.
Com o tempo, depois de a mãe ter sofrido bastante, a prostituta bate a casa dela e conta que se apaixonou pelo o marido e fez de tudo para ficar com ele, só que não quis, pois a prostituta era mais pra fazer as vontades sexuais do pai, e depois que ele sumiu, ela ficou pobre e doente e a única peça de luxo que sobrou foi o vestido que ela usava no dia que a esposa foi se humilhar para ela e que ela estava dando essa peça para a mãe como um pedido de desculpa, a mãe recebe o vestido, pendura em prego na sala e não diz nenhuma palavra.
Depois de certo tempo, o pai volta pra casa.
Apreciação
O poema mostra uma realidade da década de 40, mostrando o poder do homem em poder ter a mulher que quiser fora do casamento e sem a esposa poder reclamar da situação e ainda poder voltar pra casa quando quiser. O poema mostra também como era vida de mulher solteira na época do poema, pois a sociedade machista da época dizia que a mulher era responsável por manter o homem dentro de casa e se ela não conseguisse isso ela era excluída da sociedade por não cumprir sua obrigação. Além disso, o poema mostra a mãe submissa a toda essa situação, sem nenhum poder de mudar a historia.
Podemos ver que poema é escrito de uma forma mais linear, sem tantas rimas nele e tem um formato basicamente de historia narrativa contada pela a mãe, em primeira pessoa.
O poema condiz com o passado de Carlos Drummond de Andrade, que viveu em MG durante a sua infância e