Caso cvc
Sim, pois ao longo de sua história a CVC atingiu a liderança do mercado latino-americano de turismo através de alto investimento em conhecimento com sua própria universidade corporativa. Com isso a CVC conseguiu disponibilizar aos seus colaboradores aprendizagem a qualquer hora e lugar, além do compartilhamento de conhecimentos e descobertas, que são realmente características de uma organização do conhecimento.
2) Quais os principais desafios enfrentados pela CVC na implantação da sua Universidade Corporativa? Liste-os por ordem de prioridade.
Os principais desafios para implantação em ordem de prioridade, foram: o Levantamento de Necessidades de Treinamento (LTN), Programa de Desenvolvimento de Gerentes (PDG), Programa de Formação de Agentes de Viagem, Assessment (entrevistas, avaliações de perfil, diagnóstico e feedback).
3) Que conteúdos pragmáticos podem ser considerados básicos e, dessa forma deveriam estar disponíveis para todos os funcionários e demais stakeholders da CVC?
Podem ser considerados conteúdos básicos os conhecimentos específicos dos destinos de cada roteiro de viagem e as informações sobre os pacotes, de forma atualizada.
4) Como estimular os funcionários a participar do projeto “Universidade Corporativa”?
A CVC criou duas linhas de ensino que evoluem os colaboradores profissionalmente e culturalmente, a Corporativa e Acadêmica. Além de cursos diretamente ligados aos negócios, sistema e processos da CVC, existe uma parceria com a Universidade Metodista de São Paulo, onde criou-se um curso de Tecnólogo em Serviços de Turismo e Hospitalidade, equivalente a um curso superior, composto por quatro módulos com certificação específica, deixando o aluno livre para decidir quando concluir o curso. Outros atrativos são o preço reduzido em relação à outros cursos convencionais, acompanhamento e orientação para os estudos, com monitoramento de profissionais experientes nesse mercado e no ensino à