Resenha myra levine
ENFERMAGEM – 5ª SÉRIE
VENICIUS OLEIRO – 1033943680
RIO GRANDE/RS
2012
TEORIA DE LEVINE
1. Breve Histórico
1. Myra Estrin Levine
Nascida em 1920, fez sua formação em enfermagem na Cook Coutry School of Nursing, em Chicago ( 1944), seu bacharelado na Chicago University (1949) e o mestrado foi obtido na Wayne State University, em Detroit, Michigan ( 1962).
2. Introdução
Levine, bem a frente de seu tempo começa a reunir seus escritos e pensamentos e acaba por desenvolver uma importante teoria de enfermagem, segundo ela, enfermagem é interação humana. Ela baseia-se na idéia de que as pessoas são dependentes de suas relações com os outros e que a enfermeira possui a responsabilidade de intervir na situação do paciente, após reconhecer a reação do organismo do paciente. As intervenções de enfermagem são de apoio ou terapêuticas (promovem a cura e a recuperação).
3. Teoria Holística
Para Levine o ser humano é um ser holístico em contínua interação com o ambiente, em um processo de adaptação que resulta a conservação e manutenção da integridade. O núcleo da teoria de Levine são os quatro princípios de conservação.
3.1 Adaptação
É o processo da vida pelo qual, ao longo do tempo, as pessoas mantêm sua totalidade ou integridade ao reagirem aos desafios do ambiente; é a conseqüência da interação entre pessoa e ambiente (Trench, Wallace, Coberg, 1987; Levine, 1989) O engajamento bem sucedido com o ambiente depende da reserva adequada de adaptação. (Levine, 1990)
Tanto as resposta fisiológicas quanto as comportamentais são diferentes sob diferentes condições, por exemplo, as resposta ao ambiente muito ruidoso e pouco ruidoso serão variadas. É possível antecipar certos tipos de reação, mas a individualidade das respostas impede uma